domingo, 26 de dezembro de 2010

Chá com Chuva

Já que a viagem aqui em casa atrasou, aproveitei para passear pela net. E olha que coisa mais fofa esses sachês de chá! Tem de diversos personagens. De Obama a Michael Jackson. São três linhas temáticas diferentes: pret-a-portea, Democratea e Cup of Fame. Os créditos ficam para a Donkey products.

Dica: Para acompanhar, que tal deliciosos bolinhos de chuva? 

Bolinho de chuva

Ingredientes

2 ovos
3/4 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
óleo de canola para fritar
açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

1. Numa tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem.

2. Acrescente alternadamente à mistura o leite e a farinha de trigo, mexendo sempre com uma colher.

3. Junte o fermento e misture bem.

4. Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer.

5. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo.

6. Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado.

7. Com cuidado, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados.

8. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha.

9. Num prato fundo, coloque açúcar e canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura até envolvê-los completamente. Sirva a seguir.



Feliz 2011!


O Natal este ano foi bem corrido, mas tivemos tempo de ver todos os queridos. Festas, família, comida, bebida, presentes... Eu, o maridón e nosso filhote estamos felizes e preparados para começar 2011 com energia total e muitos planos. E por conta da viagem de férias ficarei até o dia 5 de janeiro sem abastecer o blog. Mas prometo recarregar as pilhas e voltar com muitas novidades! 

Desejo a todos um ótimo Reveillón, boas energias, saúde, amor, dinheiro, paz, alegrias, boas receitas e muitas brincadeiras de criança...


Vamos fazer um ano novo diferente e renovar nossas forças para lutar por grandes realizações!
Que venham as novidades..

sábado, 18 de dezembro de 2010

Panetones da Peppermint Place


Para quem ainda continua na missão "presentes de Natal", aí vai uma dica muito legal. A Peppermint Place fez panetones decorados que são verdadeiras obras de arte. Além de lindos, pesam 1.2 quilos e custam R$ 98. À venda  na loja (Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 280 - Pinheiros) ou pelo site.

Donuts: para matar a saudade

Depois de tantos tempo sem atualizar o conteúdo do Blog (quase 5 dias) gostaria de pedir desculpas aos leitores. Para isso, nada melhor do que uma boa receita. E fica ainda mais gostoso se for algo com gostinho de nostalgia. Na hora de preparar o lanche da garotada nessas férias, surpreenda com os famosos Donuts! Pode pedir ajuda na hora de decorá-los que os pequenos adoram...

Ingredientes da massa

• 30 g de fermento biológico
• 80 g de açúcar
• 250 ml de leite morno
• 3 ovos
• ½ colher (chá) de sal
• 60 g de manteiga derretida
• 500 g de farinha de trigo peneirada
• Óleo quente para fritar

Ingredientes da cobertura

• 300 g de chocolate ao leite
• 4 colheres (sopa) de leite
• Confeitos coloridos

Modo de preparo da massa

Numa tigela misture bem o fermento com um pouco do açúcar. Junte os outros ingredientes e espere 30 minutos. Faça 25 bolinhas com a massa, pressione-as e, com um cortador pequeno, fure o meio de cada uma. Deixe descansar durante 15 minutos.  Em uma frigideira alta frite os donuts até dourarem. Coloque-os sobre papel-toalha para retirar o excesso de óleo.

Modo de preparo da cobertura

Derreta o chocolate em banho-maria, junte o leite e mexa até ficar homogêneo. Cubra os donuts e salpique o chocolate granulado ou confeitos coloridos.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Livro de receita ilustrado


Achei o máximo. Até os pequenos vão poder "ler" as receitas. A ilustradora Claudia Pearson criou e caprichou em seu livro de receitas.
  Com poucas palavras, mas muito didático, as ilustrações dão conta de passar o passo-a-passo de cada prato. Uma fofura!!!

Meat Free Monday: idéia do McCartney


Se segunda para você era dia do arroz, feijão e bife, a partir de hoje isso vai mudar! Por quê não trocar o menu de dia em pról de uma boa causa? Paul McCartney lançou uma campanha intitulada Meat Free Monday (Segunda sem Carne). A ideia da campanha é reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa e contribuem para o aquecimento global. Diversos chefs ingleses aderiram à moda e nas segundas servem apenas cardápios vegetarianos.

GingerMan: os biscoitinhos do Natal


Ingredientes
biscoito
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga
2 colheres (chá) de gengibre, em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
4 colheres (sopa) de mel
1 xícara (chá) de açúcar, mascavo
manteiga e farinha para untar

glacê
1 clara de ovo
açúcar de confeiteiro, o quanto baste
corante alimentício líquido em cores variadas


Preparo
biscoito
Coloque a manteiga, o açúcar e o mel numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter. Mexa bem até que toda a mistura tenha derretido. Coloque a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato, peneirados, num recipiente.
Acrescente a calda derretida e o ovo batido no recipiente com a farinha. Mexa bem com uma colher de pau até obter uma massa uniforme. Embrulhe a massa em filme plástico.
Não se preocupe com a consistência da massa, pois a princípio ela fica muito mole.
Leve a massa à geladeira por no mínimo 12 horas. Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Polvilhe uma superfície lisa com bastante farinha de trigo. Abra a massa com um rolo, deixando uma espessura de 0,5 cm. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se você não tiver nenhum, use a boca de um copo.
Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Distribua os biscoitos na assadeira, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até que os biscoitos comecem a dourar.
Retire os biscoitos do forno e espere esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se preferir, enfeite os biscoitos com o glacê. Conserve em recipiente fechado, em local seco e arejado.


glacê
Coloque a clara num recipiente e bata ligeiramente com um garfo até obter uma leve espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme não muito mole.
Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante das cores desejadas. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Época de Rabanada


Quando começa dezembro a vontade de comer rabanada aumenta. E nada melhor do que comê-las fresquinhas e ainda quentes. Para acompanhas, uma taça de vinho. Acho que esta é a receita da felicidade nas festas de Natal... Tem sabor de "casa de vó"!

Rabanada
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 unidade de ovo
4 unidades de pão francês em fatias
quanto baste de açúcar
quanto baste de canela-da-china em pó

Modo de preparo

Misture o leite condensado e o leite.Bata com o garfo os ovos. Esquente uma frigideira com óleo mas não deixe ficar tão quente. Passe bem as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos. Frite até dourar de ambos os lados. Passe no açúcar com canela.
 

Lombo à Francesa






Preparei esta receita no Dia das Mães. E como as festas de final de ano combinam com lombo, por que não repetir a receita? O Lombo à Francesa é delicioso e prático de fazer. 


Lombo à francesa
Ingredientes
1 Kg de lombo de porco
2 cebolas processadas
1 cenoura processada grosso
3 galhos de salsa processados
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (café) de pimenta-branca
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 maçã ácida grande descascada e processada
½ xícara (chá) de ameixas pretas descaroçadas e processadas
2 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de margarina

Modo de Preparo
Tempere o lombo com as cebolas, a cenoura, a salsa, o sal, a pimenta e o vinho branco. Deixe no tempero durante 2 horas. Retire o lombo do tempero para a tábua de carne. Corte-o no sentido do comprimento. Junte a maçã e as ameixas e feche o lombo: prenda as extremidades com palitos e trance um barbante de algodão entre eles.  Coloque o lombo na assadeira, junte o molho dos temperos, o óleo e a margarina. Leve ao forno pré-aquecido, deixe assar, regando o lombo com o próprio molho. Quando o lombo estiver corado, retire-o para a tábua de carne e deixe-o esfriar um pouco. Retire o excesso de gordura do molho, despejando-onuma tigela. Acrescente ½ xícara (chá) de água, deixe ferver e, se quiser, sirva na molheira. Retire os palitos e o barbante do lombo, corte-o em fatias e arrume-o na travessa.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Panela de arroz inteligente


Fundada há mais de 100 anos pelos americanos Chester Beach e LH Hamilton, a Hamilton Beach® ganha destaque pela linha de Panela para Arroz. É prática e fácil de utilizar, prepara qualquer receita e ainda mantém o conteúdo aquecido. A caçarola é removível, facil de limpar e antiaderente. Custa 192 reais e você encontra na FullFit.

Cakewich: bolo em forma de sanduiche


Parece um sanduiche, mas é um bolo. O segredo do formato é a forma. Feita de silicone, a CakeWich é da Fred & Friends. Você pode preparar qualquer sabor, mas a receita deste da foto você encontra no Spicy Icecream. Duas delicias: o blog e o bolo!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Receita para sorrir: ovos


Dá uma olhada nessas fotos que recebi. Morri de rir. Tem que ter muita criatividade (ou tempo livre) para personalizar os ovos. Mas a diversão foi garantida. Nas versões Tropa de Elite ou Toy Art. São fofinhos, não?!


Massa de pizza: Para juntar a galera


Há uns dias atrás, num sábado tranquilo, estavamos com vontade de comer pizza. Os avós queriam ver o baby. Aproveitamos as circunstâncias para fazer pizzas. E nada de massa pronta ou delivery! Colocamos todos a mão na massa. Capriche nos recheios e soltem a criatividade. Uma brincadeira gostosa. Ah...E o melhor: assamos no forno tradicional. Para das o gostinho de forno à lenha, coloque uns pedacinhos de carvão próximos ao queimador.

 Ingredientes:
1/2 kg de farinha de trigo
1 copo(s) de água morno(a)
30 gr de fermento biológico fresco
1/2 xícara(s) (chá) de óleo de soja
3 colher(es) (chá) de sal
1 colher(es) (café) de açúcar
Preparo: 


  Dissolva o fermento na água morna. Junte o óleo, o sal e o açúcar. Vá adicionando a farinha e trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea. Caso necessite de mais farinha, pode colocar. Trabalhe esta massa por uns 15 min. ou até ficar lisa e soltando bolhas de ar. Deixe descansar por uns 40 minutos, coberta com um pano. Estique as pizzas, coloque em formas untadas, coloque os recheios, regue com azeite e asse em forno alto de 15 a 20 minutos cada uma.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vinhos e Taças: saiba qual é a certa!


Taças e vinhos ás vezes podem confudir nossa cabeça. São tantos tipos para saber, né?! Mas encontrei no blog Amor&Mimo uma tabelinha que ajuda bastante. Desta forma, quando colocar a mesa para um jantarzinho, siga esta regrinha básica:
(1) Tintos encorpados pedem modelos grandes;
(2) Taças estreitas e altas são ideais para espumantes;
(3) Brancos encorpados precisam de modelos de tamanho médio;
(4) Este é um dos copos mais comuns, perfeito para tintos leves;
(5) Taças menores são indicadas para bebidas licorosas, como o xerez e o vinho do Porto;
(6) Uma taça intermediária, ideal para o rosé.

Organiza e otimize o espaço na cozinha


Hoje a receita é de organização. Ás vezes espaço é um problema na cozinha, é para resolver isso de forma elegante e inteligente, a sugestão é pendurar. Um armarinho reformado por um bom marceneiro pode virar um belo guarda - louças. 


Para pendurar as panelas, uma estrutura de alumínio cheio de ganchinhos também resolve. Mas atenção! Para isso as panelinhas devem estar bem brinlhantes e devem ser limpas com frequência. 

A pesar da mão-de-obra ser grande, o charme compensa. E por fim, uma fruteira charmosa e economicamente viável. Feita de caixas de madeira (aquelas de frutas, sabe?!), basta lixar e dar aqueeele trato.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Pretzels: com chá ou cerveja!


Pretzels são deliciosos, sejam doces ou salgados. Os com açúcar e canela vão bem com chá 
de frutas. E os de parmesão acompanham a cervejinha perfeitamente!
 
Ingredientes:
 
- 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de água morna
- 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 envelope de fermento biológico seco (10g) ou 1 tablete
fermento fresco (15g)

Para banhar os pretzels:

- 500g de mantega derretida e morna

Para polvilhar:

- Queijo parmesão ralado
- Canela e açúcar
- Chocolate em pó

Modo de Preparo

Em uma tigela misture a água morna com o fermento até
dissolvê-lo, junte a manteiga, o açúcar, o sal e a farinha.
Misture até ficar uma massa homogênea, cubra e deixe descansar
por 15 minutos. 

Sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo,
coloque a massa e divida em 12 pedaços. Faça rolos de 80 cm de
comprimento e modele-os no formato de pretzel. Coloque-os numa
assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo,
deixe descansar por 30 minutos.

Leve ao forno bem quente (350ºC), asse por 5 a 8 minutos ou até
dourar ligeiramente. Retire do forno, passe rapidamente pela
manteiga derretida e polvilhe a cobertura desejada.

Cooking Mama: uma atração do Nintendo Wii



Para quem adora jogar video game, ou apenas curte se arriscar na cozinha, o Cooking Mamma é uma super brincadeira. Você escolhe a receita, prepara e ainda tem que imitar os movimentos, como bater as claras, derreter a manteiga na frigideira, etc... O jogo do Nintendo Wii é diversão para a família toda.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Kit Ressaca


Fiquei pensando se postava ou não este kit no Mix Recipe, mas já que não deixa de ser uma "receitinha" para curar a ressaca, resolvi colocar. Além de ter tudo a ver com esta época do ano. Para aguentar tantas festas, só com muito Engov! 

* Fica a dica para presentear os convidados da festa... Vem Sonrisal, sal de frutas, engov, epocler e um chicletinho.

Dicas para a festa de Ano Novo


Para quem vai fazer a festa de Reveillòn em casa, não pense que será difícil. Se o tempo for curto, escolha um cantinho da casa para montar a mesa principal.Capriche! Na hora de escolher o lugar, dê preferência a área externa para ficar mais charmoso. Festas em varandas e jardins arrasam! 


Abuse dos papéis recortados, glitter (que pode ser espalhado na mesa), balões e muitas velas. Um cantinho para deixar as bebidas e copos também é bacana. Para isso, dê preferencias às bancadas proximas de uma pia e evite toalhas. 

Os copos devem estar por perto, e o balde sempre cheio de gelo. A mesa em estilo americano sempre facilita, ainda mais quando o número de pessoas é maior do que a quantidade de cadeiras.



* Algumas Dicas Fofas e Práticas

- Para diferenciar as taças, amarre fitinhas de diferentes cores nos pézinhos
- Exagere nas velas (tons prata, branco e ouro), que podem ser colocadas em potinhos com sal grosso
- As flores nunca são demais (as brancas e as ervas como pimenta e arruda ficam demais)
- Escolha guardanapos de papel decorados. 
-Você pode usar as mesmas fitinhas das taças e flores dos arranjos para amarrar conjuntos de talheres
- Uma bela e recheada fruteira além de decorar é uma delícia!
- Compre papéis e recorte palavras como paz, amor, saúde, $$$ e espalhe pela festa
- No banheiro, coloque rolos e toalhas extras. Velas e flores ajudam a criar um clima e disfarçam o cheiro.

Finger food: arrase nas festas de final de ano


Para quem é antenado, curte fazer festinhas em casa, mas detesta passar horas na cozinha: a solução é o Finger Food. É uma empresa que faz comidinhas para comer com as mãos.  Vem tudo embaladinho para garantir a qualidade.


 A venda é pelo site ou sob encomenda. Peça com 72 horas de antescedência. A empresa ainda oferece serviços de garçom, barman e copeira. Os preços são ótimos e a variedade surpreende. Anote no seu caderninho!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bolinho de xícara


Quer um bolo de chocolate sem ter trabalho? Lembre-se que você está na Era da Modernidade e isto é possível! Esta receita de Bolinho de xícara é rápida, deliciosa e muito fofinha. 

Dica: sirva com o café ou no lanchinho das crianças. Em meia horinha você você faz 6 unidades! Se quiser, coloque cobertura ou acrescente nozes picadinhas.

Testada e Aprovada!
Ingredientes
  • 1 ovo pequeno
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó (ou Nescau)
  • 4 colheres de sopa rasas de açúcar
  • 4 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
  • 1 colher de café rasa de fermento em pó

Preparo
Coloque o ovo dentro de uma caneca (volume mínimo de 300 ml) e bata bem com o garfo. Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e bata novamente. Acrescente o fermento, a farinha e mexa bem. Depois é só colocar no microondas por 3 minutinhos em potência máxima.